Pular para o conteúdo principal

ELEIÇÃO NO RN: PREVISÃO SÓ APÓS A APURAÇÃO

 




Por Ney Lopes

Não existe favoritismo em jogo de futebol, nem eleição. A classe política teima em não enxergar essa realidade, já tantas vezes confirmada nas urnas do RN.

Quem diria que Aluízio Alves, em 1960, fosse eleito governador, quando estava isolado na UDN, o seu partido, obrigado a aliar-se  a adversários ferrenhos do PSD, contra um sistema político no poder, que aglutinava quase a totalidade de prefeitos e vereadores.

Vitória - Em 1984, Geraldo Melo venceu a eleição para governador, com João Faustino ganhando em todas as pesquisas, até vésperas da eleição.

Vilma I – Em 1988, Vilma disputou a prefeitura de Natal contra Henrique Alves, amigo pessoal do então presidente José Sarney, a exemplo do atual candidato Rogério Marinho ao senado, que é amigo de Bolsonaro.

Foi montada superestrutura de apoio à Henrique e Vilma ganhou.

Vilma II -. Em 2002, com pesquisas iniciais altamente desfavoráveis, Vilma foi candidata a governadora, numa chapa formada por seu PSB e 2 outros partidos de baixa expressão eleitoral.

Fez uma campanha meteórica e ganhou dos favoritos na disputa, Fernando Freire e Fernando Bezerra.

Henrique- Em 2014, o deputado Henrique Alves montou a maior estrutura de campanha política já vista no estado. Aliou-se a sua adversária Vilma de Faria, que disputou ao seu lado o senado.

Aglutinou todas as forças econômicas do estado, em pról de sua campanha.

Abertas as urnas, todos perderam a eleição.

Agenor e Stevenson – Agenor Maria e Styvenson Valentim elegeram-se Senador, sem nenhum apoio de lideranças tradicionais. Os governadores eleitos à época foram adversários.

2022  I –  Serão diferentes os resultados da eleição de outubro próximo, com a influência das redes sociais e maior conscientização do eleitorado, em face da crise causada pela pandemia? 

O voto será livre, ou predominará o “cabresto” das estruturas milionárias, aliadas ao poder econômico e aos governos?

2002 II – A pergunta é se o favoritismo mostrado nas pesquisas poderá ser, ou não, alterado pelo voto dos “independentes” e “indecisos”, que no caso do Senado somam mais de 60%.

Previsão – Tudo indica, que continua atualíssima a frase de Ananias, zagueiro do Santa Cruz de Recife, quando dizia: “previsão ou prognóstico, eu só dou depois do jogo”.

A cautela recomenda, que Ananias tem razão.

É bom aguardar a apuração dos votos!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADOLESCENTE É BALEADA COM TIRO NA CABEÇA NO MUNICÍPIO DE JUCURUTU (RN) E SEU ESTADO É GRAVISSÍMO

Uma adolescente de 17 anos foi baleada com um tiro na cabeça, no final da tarde desta quinta-feira (02), em Jucurutu. A adolescente, foi socorrida e encaminhada ao Hospital Maternidade Terezinha Lula de Queiroz, no municpio de Jucurutu. Seu estado de saúde é gravissímo. A Polícia Militar prendeu o suspeito pelo crime. Segundo informações da Polícia o homem tentou matar uma outra pessoa, conhecida por "Jó do Ouro" mas os tiros acertaram a adolescente. Adolescente estava no local acompanhada da mãe, quando o homem conhecido como  por "Flavino da Internet", chegou ao local e atirou em direção de "Jó" e acertou na cabeça da jovem.

SEXO, DROGAS E MUITO AMOR. VÍDEO DE SOGRA DE PREFEITO DE CAMPINA GRANDE PROVOCA "FRISSON" NA PARAÍBA

Um vídeo onde a sogra do prefeito de Campina Grande, Soraya Brito, aparece em um motel cheirando cocaína explodiu como uma bomba na Paraíba essa manhã. Soraya Brito é a mãe de Juliana Cunha Lima, casada com o prefeito Bruno Cunha Lima (Solidariedade). Bruno Cunha Lima é sobrinho do ex-governador Cássio Cunha Lima, que foi um dos líderes nacionais do PSDB. O ex-senador vai lançar seu filho, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), como candidato ao governo do Estado. A gravação está sendo muito comentada nas redes sociais, e a hashtag #fofocadecampina é uma das mais citadas na região. Ninguém sabe a autoria do vídeo.

CAICOENSE É ENCONTRADA SEM VIDA DENTRO DE UM CARRO EM NATAL

A caicoense  Milena Azevedo de Sena Alves, 32 anos, foi achada sem vida dentro de um carro próximo à ponte Newton Navarro, em Natal. Corpo foi removido pelo Itep. A família ainda não esclareceu o que pode ter acontecido com Milena, dada como desaparecida pelos familiares horas antes de seu corpo ter sido localizado. Nas redes sociais uma mensagem com despedida a Milena circula desde as primeiras horas desta terça-feira, 02 de janeiro de 2024. Sepultamento será em Natal. MENSAGEM Infelizmente temos uma notícia muito triste para nós Caicoenses. Milena, que estava desaparecida, foi encontrada sem vida dentro de um veículo próximo à ponte Newton Navarro. Os familiares foram reconhecer o corpo no Itep. Ela era filha de Conceição Azevedo e Dircineu Sena. Conceição foi funcionária do Banco do Brasil de Caicó e Dircineu da CAERN.