Pular para o conteúdo principal

"GOL CONTRA" AFASTA LULA DO CENTRO. POR NEY LOPES

 



Foto: Reprodução 

Por Ney Lopes (www.blogdoneylopes.com.br/)

Na política nacional, o presidente Bolsonaro tem criado sucessivos problemas para si próprio, através da declaração de frases inconvenientes e inoportunas.

O ex-presidente Lula agora fez a mesma coisa, numa prova de que as posições extremadas convergem, embora sejam opostas.

Em entrevista ao “El País” o ex-presidente indagou que “por que a Ângela Merkel pode ficar 16 anos no poder e Daniel Ortega, não? Por que (o ex-presidente da Espanha) Felipe González, aqui, pôde ficar 14 anos? Qual é a lógica? Por que Margaret Thatcher pode ficar 12 anos no poder, e Chávez não? ”, disse o petista.

Até alas do próprio PT chocaram-se com as afirmações de Lula. 

A exemplo de outras ocasiões referendou publicamente modelos políticos de governos autoritários em Cuba, Nicarágua e Venezuela.

Cabe observar que não se tratam de relações meramente diplomáticas e comerciais, o que são normais no mundo.

No caso, um pretendente a chefia do estado brasileiro, compara e iguala sistema políticos totalmente antagônicos, ou sejam, ditaduras e regimes democráticos.

O princípio da autodeterminação se aplica para o povo definir a soberania nacional, com a preservação plena da liberdade.

Isso não ocorre nos países elogiados por Lula.

Daniel Ortega, ditador da Nicarágua, prendeu 7 candidatos à presidência e foi “eleito” presidente.

Interferiu diversas vezes na Constituição nicaraguense para garantir a sua permanência no poder, enquanto Merkel, Felipe González e Margaret Thatcher foram eleitos democraticamente.

Em 2018, o governo do ex-guerrilheiro Ortega chegou a promulgar a Lei de Defesa dos Direitos dos Povos à Independência, que define que pessoas que participaram de protestos contra o ditador fossem proibidas de se candidatar.

Com essas medidas para burlar regras do sistema democrático, Daniel Ortega, 76, foi reeleito presidente no início do mês para um mandato de mais cinco anos de duração.

Obteve 75% dos votos válidos.

Entretanto, não teve adversários, pois meses antes do pleito, prendeu indiscriminadamente opositores.

A reeleição de Ortega não foi reconhecida por diversos países da América Latina, tampouco pelos Estados Unidos e União Europeia.

O PT chegou a emitir nota parabenizando o "feito" do líder da Nicarágua, classificado pela sigla como “uma grande manifestação popular e democrática”.

A nota, posteriormente, foi apagada.

As declarações de Lula  surpreenderam os próprios repórteres do jornal, que exclamaram: “Merkel, Thatcher e González não prenderam seus opositores. ”, referindo-se à comparação feita pelo ex-presidente.

Sem condições de explicar a sua posição política, Lula tergiversou e acusou a polícia de bater em muita gente e condenou os embargos econômicos dos Estados Unidos à Cuba.

Mais uma vez, os próprios repórteres do El País contestaram Lula, dizendo: "presidente Lula, é possível fazer as duas coisas: condenar o bloqueio e pedir liberdade nas ruas para os opositores”.

Os jornalistas reforçaram, que Merkel governa há um determinado tempo, mas, neste período, nunca chegou a colocar qualquer um de seus opositores na cadeia, como o líder nicaraguense.

Profundamente lamentável a posição assumida pelo ex-presidente Lula, na Espanha.

Não é o caso de acusá-lo de ser ou não comunista.

Assim agir seria nutrir o radicalismo patológico e doentio, que grupos fanáticos propagam no país, com posições de ultradireita.

Lula, de forma infeliz, agradou a sua militância fiel e ideológica.

Como destacou a mídia nacional correu o risco de suscitar a repulsa dos demais eleitores, inclusive simpatizantes.

Em sentido contrário, é o que faz Bolsonaro, assumindo posições extremadas, unicamente para alimentar o segmento de intolerantes, que o acompanha.

Por justiça, deve ficar claro, que tanto no lulismo, quanto no bolsonarismo, há  pessoas de boa fé, que não acolhem teses sectarias.

O saldo da entrevista do líder petista ao El País é que ele “pisou na bola” e “fez gol contra”, o que dificultará seu objetivo de aproximar-se de posições políticas moderadas, na luta  eleitoral de 2022.

Aliás, esse distanciamento de Lula do "centro", na hipótese de não "vingar" uma terceira via, poderá ter um único beneficiado, que seria Bolsonaro, com a sua reeleição facilitada.

Para que isso ocorra, o presidente precisaria, desde já, "fechar" a boca e "falar pouco".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADOLESCENTE É BALEADA COM TIRO NA CABEÇA NO MUNICÍPIO DE JUCURUTU (RN) E SEU ESTADO É GRAVISSÍMO

Uma adolescente de 17 anos foi baleada com um tiro na cabeça, no final da tarde desta quinta-feira (02), em Jucurutu. A adolescente, foi socorrida e encaminhada ao Hospital Maternidade Terezinha Lula de Queiroz, no municpio de Jucurutu. Seu estado de saúde é gravissímo. A Polícia Militar prendeu o suspeito pelo crime. Segundo informações da Polícia o homem tentou matar uma outra pessoa, conhecida por "Jó do Ouro" mas os tiros acertaram a adolescente. Adolescente estava no local acompanhada da mãe, quando o homem conhecido como  por "Flavino da Internet", chegou ao local e atirou em direção de "Jó" e acertou na cabeça da jovem.

SEXO, DROGAS E MUITO AMOR. VÍDEO DE SOGRA DE PREFEITO DE CAMPINA GRANDE PROVOCA "FRISSON" NA PARAÍBA

Um vídeo onde a sogra do prefeito de Campina Grande, Soraya Brito, aparece em um motel cheirando cocaína explodiu como uma bomba na Paraíba essa manhã. Soraya Brito é a mãe de Juliana Cunha Lima, casada com o prefeito Bruno Cunha Lima (Solidariedade). Bruno Cunha Lima é sobrinho do ex-governador Cássio Cunha Lima, que foi um dos líderes nacionais do PSDB. O ex-senador vai lançar seu filho, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), como candidato ao governo do Estado. A gravação está sendo muito comentada nas redes sociais, e a hashtag #fofocadecampina é uma das mais citadas na região. Ninguém sabe a autoria do vídeo.

CAICOENSE É ENCONTRADA SEM VIDA DENTRO DE UM CARRO EM NATAL

A caicoense  Milena Azevedo de Sena Alves, 32 anos, foi achada sem vida dentro de um carro próximo à ponte Newton Navarro, em Natal. Corpo foi removido pelo Itep. A família ainda não esclareceu o que pode ter acontecido com Milena, dada como desaparecida pelos familiares horas antes de seu corpo ter sido localizado. Nas redes sociais uma mensagem com despedida a Milena circula desde as primeiras horas desta terça-feira, 02 de janeiro de 2024. Sepultamento será em Natal. MENSAGEM Infelizmente temos uma notícia muito triste para nós Caicoenses. Milena, que estava desaparecida, foi encontrada sem vida dentro de um veículo próximo à ponte Newton Navarro. Os familiares foram reconhecer o corpo no Itep. Ela era filha de Conceição Azevedo e Dircineu Sena. Conceição foi funcionária do Banco do Brasil de Caicó e Dircineu da CAERN.