Pular para o conteúdo principal

A GEOGRAFIA DA FOME - POR CARLOS EDUARDO


Foto: Reprodução/Facebook 

Por Carlos Eduardo Alves - Ex-prefeito de Natal

Notem bem, em 1946 o geógrafo brasileiro Josué de Castro lançou uma obra com o título acima, identificando naquela época áreas de fome endêmica e epidêmica em nosso país. O livro já foi traduzido para mais de 25 países em todo o mundo, tamanha a importância do tema.

O coranavírus não acentuou entre nós apenas morte e desemprego. Elevou sobremaneira os índices famélicos da população não somente em bolsões de pobreza, mas em todas as áreas periféricas dos centros urbanos. São centenas e milhares de famílias disputando os restos inservíveis de feiras, de entrepostos alimentícios e até mesmo do lixo. São homens, mulheres e crianças que se comportam como animais para os termos civilizatórios. São irmãos nossos que já perderam o senso da dignidade que a sociedade exige mas já não pode assegurar. São caricaturas quixotescas de triste figura.  

O IBGE nos adverte que já são mais de 10 milhões de brasileiros que não têm o que colocar na mesa, o que levar ao fogão, o que retirar da geladeira, num ritual macabro comandado por um dos cavaleiros do apocalipse, a fome.  

A escritora e favelada Carolina Maria de Jesus, autora do livro Quarto de Despejo, alertava que a tontura da fome é pior que os efeitos de embriaguez por álcool e que é horrível ter apenas e nada mais do que ar no estômago. E olha que na época em que escreveu  não vivíamos ainda a realidade de um país que não contabilizava pobreza e fome como um problema  que merecesse máxima atenção.
Este preâmbulo é para lembrar que o prometido auxílio federal  é apenas uma esmola  de nula significação (não chega a um quarto da cesta básica ou menos ainda). 

Para quem lança um olhar  além da janela, sabe que a carência alimentar nas crianças  resulta em sérias e até mesmo irreversíveis dificuldades  de assimilação, de aprendizado e de concentração.  Imaginem a nação que estamos formando  para o nosso futuro. Esse exército de crianças e adolescentes que estamos deformando constitui nosso batalhão avançado de vítimas ocultas  das nossas populações mais vulneráveis. Qual será o diagnóstico  do amanhã sobre a saúde física e mental  desses desamparados?

Urge, portanto, uma ação enérgica e eficaz de nossos governantes. E digo já. Este não é um problema afeito apenas à esfera federal com sua ridícula oferta de auxílio financeiro. Uns pingados e minguados reais por apenas quatro meses. Este é sim um problema de governos estaduais e  municipais que não podem ficar omissos diante da calamidade social. É também um problema inerente à sociedade organizada, às entidades privadas, aos homens de boa vontade,  aos seres pensantes do nosso povo, a você e a mim. A todos nós que ainda temos a felicidade de levar um pão à boca.

Esta é uma ação de consciência, de coração, de amor e que não pode esperar. Esta é uma ação para hoje, para agora. Para quem não tem mais o amanhã.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADOLESCENTE É BALEADA COM TIRO NA CABEÇA NO MUNICÍPIO DE JUCURUTU (RN) E SEU ESTADO É GRAVISSÍMO

Uma adolescente de 17 anos foi baleada com um tiro na cabeça, no final da tarde desta quinta-feira (02), em Jucurutu. A adolescente, foi socorrida e encaminhada ao Hospital Maternidade Terezinha Lula de Queiroz, no municpio de Jucurutu. Seu estado de saúde é gravissímo. A Polícia Militar prendeu o suspeito pelo crime. Segundo informações da Polícia o homem tentou matar uma outra pessoa, conhecida por "Jó do Ouro" mas os tiros acertaram a adolescente. Adolescente estava no local acompanhada da mãe, quando o homem conhecido como  por "Flavino da Internet", chegou ao local e atirou em direção de "Jó" e acertou na cabeça da jovem.

SEXO, DROGAS E MUITO AMOR. VÍDEO DE SOGRA DE PREFEITO DE CAMPINA GRANDE PROVOCA "FRISSON" NA PARAÍBA

Um vídeo onde a sogra do prefeito de Campina Grande, Soraya Brito, aparece em um motel cheirando cocaína explodiu como uma bomba na Paraíba essa manhã. Soraya Brito é a mãe de Juliana Cunha Lima, casada com o prefeito Bruno Cunha Lima (Solidariedade). Bruno Cunha Lima é sobrinho do ex-governador Cássio Cunha Lima, que foi um dos líderes nacionais do PSDB. O ex-senador vai lançar seu filho, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), como candidato ao governo do Estado. A gravação está sendo muito comentada nas redes sociais, e a hashtag #fofocadecampina é uma das mais citadas na região. Ninguém sabe a autoria do vídeo.

CAICOENSE É ENCONTRADA SEM VIDA DENTRO DE UM CARRO EM NATAL

A caicoense  Milena Azevedo de Sena Alves, 32 anos, foi achada sem vida dentro de um carro próximo à ponte Newton Navarro, em Natal. Corpo foi removido pelo Itep. A família ainda não esclareceu o que pode ter acontecido com Milena, dada como desaparecida pelos familiares horas antes de seu corpo ter sido localizado. Nas redes sociais uma mensagem com despedida a Milena circula desde as primeiras horas desta terça-feira, 02 de janeiro de 2024. Sepultamento será em Natal. MENSAGEM Infelizmente temos uma notícia muito triste para nós Caicoenses. Milena, que estava desaparecida, foi encontrada sem vida dentro de um veículo próximo à ponte Newton Navarro. Os familiares foram reconhecer o corpo no Itep. Ela era filha de Conceição Azevedo e Dircineu Sena. Conceição foi funcionária do Banco do Brasil de Caicó e Dircineu da CAERN.