Pular para o conteúdo principal

CORONAVÍRUS DEVE SE ESPALHAR PELO BRASIL, MAS NÃO HÁ MOTIVOS PARA PÂNICO

Do Uol. Com

A propagação de casos de contaminação pelo novo coronavírus dificilmente será contida no Brasil, mas esse cenário não deve ser sinônimo de uma catástrofe e nem de que haja motivo para pânico. A avaliação é de médicas infectologistas consultadas pelo UOL. 

O Ministério da Saúde confirmou, o primeiro caso de coronavírus no país: trata-se de um homem que esteve na Itália e está em São Paulo em isolamento domiciliar.

Até o momento, o Brasil tem 20 casos suspeitos do novo coronavírus —ao menos 12 deles são pessoas que vieram da Itália, que viu o número de contaminações pelo SARS-CoV-2 disparar nos últimos dias. 

Com sintomas semelhantes ao de um resfriado, como febre, tosse e falta de ar, a infecção pelo novo coronavírus ainda não tem um tratamento específico. Em todo o mundo, o vírus já infectou mais de 80 mil pessoas e deixou pelo menos 2 mil mortos.

Rosana Richtmann, médica infectologista do Instituto Emílio Ribas, destaca que ainda há muitas perguntas sem resposta sobre o coronavírus: "por exemplo, por quanto tempo antes de você estar doente ele pode ser transmitido? Pessoas assintomáticas podem transmitir o vírus?". 

Segundo ela, a alta transmissibilidade do vírus, as características do país —com cidades com alta densidade populacional, como é o caso de São Paulo— e a falta de informação com relação às dinâmicas de transmissão do novo coronavírus devem contribuir para que o Brasil tenha um maior número de casos da doença.

Richtmann destaca que a virulência (isto é, a capacidade infecciosa de um micro-organismo e a mortalidade causada por ele) do SARS-CoV-2 é "relativamente baixa", mas que acaba sendo "mais grave" em populações específicas, como idosos ou pessoas com restrições no sistema imunológico. Segundo ela, "a maioria das pessoas vai ter o coronavírus como se fosse um resfriado".

Nancy Bellei, médica infectologista da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), diz ser possível que o vírus já esteja circulando pelo país, mas tenha passado desapercebido em alguns casos. "É possível, com o número de viajantes que nós temos", afirma. Segundo ela, a fase de "contenção" —em que se controla individualmente cada caso, como foi feito com os brasileiros vindos de Wuhan, na China, que foram colocados em quarentena —está chegando ao fim.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADOLESCENTE É BALEADA COM TIRO NA CABEÇA NO MUNICÍPIO DE JUCURUTU (RN) E SEU ESTADO É GRAVISSÍMO

Uma adolescente de 17 anos foi baleada com um tiro na cabeça, no final da tarde desta quinta-feira (02), em Jucurutu. A adolescente, foi socorrida e encaminhada ao Hospital Maternidade Terezinha Lula de Queiroz, no municpio de Jucurutu. Seu estado de saúde é gravissímo. A Polícia Militar prendeu o suspeito pelo crime. Segundo informações da Polícia o homem tentou matar uma outra pessoa, conhecida por "Jó do Ouro" mas os tiros acertaram a adolescente. Adolescente estava no local acompanhada da mãe, quando o homem conhecido como  por "Flavino da Internet", chegou ao local e atirou em direção de "Jó" e acertou na cabeça da jovem.

SEXO, DROGAS E MUITO AMOR. VÍDEO DE SOGRA DE PREFEITO DE CAMPINA GRANDE PROVOCA "FRISSON" NA PARAÍBA

Um vídeo onde a sogra do prefeito de Campina Grande, Soraya Brito, aparece em um motel cheirando cocaína explodiu como uma bomba na Paraíba essa manhã. Soraya Brito é a mãe de Juliana Cunha Lima, casada com o prefeito Bruno Cunha Lima (Solidariedade). Bruno Cunha Lima é sobrinho do ex-governador Cássio Cunha Lima, que foi um dos líderes nacionais do PSDB. O ex-senador vai lançar seu filho, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), como candidato ao governo do Estado. A gravação está sendo muito comentada nas redes sociais, e a hashtag #fofocadecampina é uma das mais citadas na região. Ninguém sabe a autoria do vídeo.

CAICOENSE É ENCONTRADA SEM VIDA DENTRO DE UM CARRO EM NATAL

A caicoense  Milena Azevedo de Sena Alves, 32 anos, foi achada sem vida dentro de um carro próximo à ponte Newton Navarro, em Natal. Corpo foi removido pelo Itep. A família ainda não esclareceu o que pode ter acontecido com Milena, dada como desaparecida pelos familiares horas antes de seu corpo ter sido localizado. Nas redes sociais uma mensagem com despedida a Milena circula desde as primeiras horas desta terça-feira, 02 de janeiro de 2024. Sepultamento será em Natal. MENSAGEM Infelizmente temos uma notícia muito triste para nós Caicoenses. Milena, que estava desaparecida, foi encontrada sem vida dentro de um veículo próximo à ponte Newton Navarro. Os familiares foram reconhecer o corpo no Itep. Ela era filha de Conceição Azevedo e Dircineu Sena. Conceição foi funcionária do Banco do Brasil de Caicó e Dircineu da CAERN.