Pular para o conteúdo principal

SEGUNDO ESTUDO, BRASIL TEVE 2 FASES DO CONTÁGIO DA COVID-19, ANTES DO ISOLAMENTO

10.jun.2020 - Movimentação no metrô da cidade de São Paulo durante a pandemia do novo coronavírus - Bruno Escolastico / Estadão Conteúdo

O Brasil teve duas fases de contágio do novo coronavírus antes das autoridades adotarem as medidas de isolamento e distanciamento social. É o que mostra um estudo apoiado pela Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de S. Paulo), que apontou que mais de 100 diferentes linhagens do novo coronavírus chegaram ao Brasil entre fevereiro e março deste ano, mas apenas três delas, originárias da Europa, se expandiram pelo país aumentando o número de casos da doença.

De acordo com a pesquisa, essas três linhagens iniciaram as transmissões a curta distância nos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro entre os dias 22 e 27 de fevereiro. Em março, teve início a segunda fase de transmissões, de longa distância. Ambas ocorreram antes das medidas de restrições serem adotadas pelas autoridades.

"As pessoas contaminadas nesses dois estados já estavam levando o vírus para as demais regiões do país quando foram adotadas as NPIs (sigla em inglês para "intervenções não farmacológicas")", diz a pesquisadora Ester Sabino, do Instituto de Medicina Tropical da Universidade de São Paulo (IMT-USP), uma das coordenadoras da pesquisa. O estudo foi divulgado na plataforma medRxiv, ainda sem revisão por pares.

O Ministério da Saúde regulamentou em 13 de março os critérios de isolamento social e quarentena, implementados por governadores e prefeitos cerca de uma semana depois. As fronteiras terrestres só foram fechadas em 19 de março e a entrada de estrangeiros por voos internacionais só foi restringida no dia 27 do mesmo mês. O primeiro caso da doença no Brasil foi confirmado no dia 26 de fevereiro, em um homem que havia chegado de viagem da Itália.

Para chegar a essas conclusões, os pesquisadores avaliaram uma forma de transmissão pela mobilidade da população, cruzando dados, entre fevereiro e abril, de viagens, mortes e com dados genômicos do SARS-CoV-2 obtidos pelo sequenciamento de quase 500 isolados virais de pacientes diagnosticados em 21 dos 27 estados brasileiros. 

O trabalho foi conduzido no âmbito do Centro Brasil-Reino Unido para Descoberta, Diagnóstico, Genômica e Epidemiologia de Arbovírus (CADDE). Do total de genomas sequenciados no Brasil, 75% pertencem a três linhagens ou clados de origem europeia: 186 genomas (38%) correspondem ao "clado1"; 161 (33%) são do "clado 2"; e 19 (4%) se inserem no "clado 3".

O estudo aponta também que a quarentena ajudou a reduzir a taxa de contágio em um primeiro momento. Antes do isolamento social, a taxa de contágio do SARS-CoV-2 no Brasil estava em torno de 3. Ou seja, cada infectado transmitia o vírus, em média, para três outras pessoas. Com a quarentena, esse índice chegou a ficar abaixo de 1 nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. No entanto, a queda na adesão ao isolamento permitiu que a taxa voltasse a subir.

Do Uol

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADOLESCENTE É BALEADA COM TIRO NA CABEÇA NO MUNICÍPIO DE JUCURUTU (RN) E SEU ESTADO É GRAVISSÍMO

Uma adolescente de 17 anos foi baleada com um tiro na cabeça, no final da tarde desta quinta-feira (02), em Jucurutu. A adolescente, foi socorrida e encaminhada ao Hospital Maternidade Terezinha Lula de Queiroz, no municpio de Jucurutu. Seu estado de saúde é gravissímo. A Polícia Militar prendeu o suspeito pelo crime. Segundo informações da Polícia o homem tentou matar uma outra pessoa, conhecida por "Jó do Ouro" mas os tiros acertaram a adolescente. Adolescente estava no local acompanhada da mãe, quando o homem conhecido como  por "Flavino da Internet", chegou ao local e atirou em direção de "Jó" e acertou na cabeça da jovem.

SEXO, DROGAS E MUITO AMOR. VÍDEO DE SOGRA DE PREFEITO DE CAMPINA GRANDE PROVOCA "FRISSON" NA PARAÍBA

Um vídeo onde a sogra do prefeito de Campina Grande, Soraya Brito, aparece em um motel cheirando cocaína explodiu como uma bomba na Paraíba essa manhã. Soraya Brito é a mãe de Juliana Cunha Lima, casada com o prefeito Bruno Cunha Lima (Solidariedade). Bruno Cunha Lima é sobrinho do ex-governador Cássio Cunha Lima, que foi um dos líderes nacionais do PSDB. O ex-senador vai lançar seu filho, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), como candidato ao governo do Estado. A gravação está sendo muito comentada nas redes sociais, e a hashtag #fofocadecampina é uma das mais citadas na região. Ninguém sabe a autoria do vídeo.

CAICOENSE É ENCONTRADA SEM VIDA DENTRO DE UM CARRO EM NATAL

A caicoense  Milena Azevedo de Sena Alves, 32 anos, foi achada sem vida dentro de um carro próximo à ponte Newton Navarro, em Natal. Corpo foi removido pelo Itep. A família ainda não esclareceu o que pode ter acontecido com Milena, dada como desaparecida pelos familiares horas antes de seu corpo ter sido localizado. Nas redes sociais uma mensagem com despedida a Milena circula desde as primeiras horas desta terça-feira, 02 de janeiro de 2024. Sepultamento será em Natal. MENSAGEM Infelizmente temos uma notícia muito triste para nós Caicoenses. Milena, que estava desaparecida, foi encontrada sem vida dentro de um veículo próximo à ponte Newton Navarro. Os familiares foram reconhecer o corpo no Itep. Ela era filha de Conceição Azevedo e Dircineu Sena. Conceição foi funcionária do Banco do Brasil de Caicó e Dircineu da CAERN.