Pular para o conteúdo principal

MISSA MARCOU OS 60 ANOS DE ORDENAÇÃO SACERDOTAL DE MONSENHOR TÉRCIO

Nesta sexta-feira (21) completam 60 anos de ordenação sacerdotal de monsenhor AusônioTércio de Araújo.Uma missa  em ação de graças foi celebrada na Igreja de São José para marcar a data festiva.
Ausônio Tércio de Araújo nasceu em Currais Novos, no dia 12 de outubro de 1935. Eram seus pais Ausônio Araújo e Maria Dalila Gomes. Seu pai era funcionário da prefeitura local, exercendo a função de agente fiscal. Foi batizado na matriz de Sant’Ana de Currais Novos, em 16 de novembro de 1935, pelo padre Benedito Basílio Alves e teve como padrinhos Elysio Galvão e Letícia Pereira Galvão.
O jovem Tércio fez seus estudos preliminares no grupo escolar Capitão Mor Galvão com uma professora de nome dona Auta. Em 1947, entrou no seminário Santo Cura d’Ars, em Caicó, tendo como reitor o holandês, da ordem dos lazaristas, padre Geraldo Jacob e, como bispo, Dom José de Medeiros Delgado. Naquela casa de formação sacerdotal fez o curso ginasial, concluído em 1950 e o colegial em 1952. No ano seguinte, 1953, foi para Roma onde freqüentou a Universidade Gregoriana, permanecendo ali até 1960. Na “cidade eterna” fez filosofia e teologia, incluindo o mestrado em ambos os cursos. Encontrava-se em Roma, no ano de 1956, quando recebeu a ingrata notícia da morte de seu pai, vítima de problemas cardíacos.
No dia 2 de fevereiro de 1960 recebeu o presbiterado. Porém, permaneceu em Roma até o final do ano a fim de implementar seus estudos. Ao retornar ao Brasil, naquele ano, a pedido de conterrâneos, adiou por uma semana seu retorno para Currais Novos, tempo suficiente para que fossem feitos, naquela cidade, os preparativos da festa de sua chegada. Diz que permaneceu esse tempo na capital paulista.
Em 1961 ele veio para Caicó e daqui nunca mais saiu. Naquele ano o reitor do seminário era o bispo Dom Manuel Tavares de Araújo, e ele assumiu a vice-reitoria substituindo o padre Itan Pereira, que assumira a direção do Ginásio Diocesano Seridoense (GDS), uma vez que o monsenhor Walfredo Gurgel deixara o GDS para ingressar na política. Também assumiu a capela de São José, hoje paróquia.
Em 1963, assumiu a reitoria do seminário onde também foi professor da cadeira de latim por longos anos. No Ginásio Diocesano, em 1964, Colégio Diocesano, além de eterno diretor, foi professor de religião, história, OSPB e francês. Em 1963, Dom Manuel Tavares fundou a Emissora de Educação Rural de Caicó e ele se eternizou na direção.
Em 1966, no final do ano, o seminário diocesano – onde ele morava, fechou e suas atividades se dividiram entre o Colégio Diocesano, a Emissora e a capela de São José, que naquele ano passou a paróquia, desmembrando-se da catedral de Sant’Ana. Suas atividades religiosas, então, aumentaram porque ficaram sob a jurisdição da paróquia de São José, as capelas de Nossa Senhora das Graças – no Abrigo, Santa Cruz e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na Barra Nova e São Pedro e São Paulo, no Walfredo Gurgel.
Em 1974, foi criado em Caicó o Campus Universitário e foram incontáveis as disciplinas ensinadas por ele ao longo desses 30 anos. Metodologia das Ciências, História da Filosofia e Teoria da História foram algumas delas. Mesmo aposentado, continuou ensinando na universidade.
Em 1998, foi fundado o Instituto Cardeal Eugênio Sales, instalado nas dependências do Colégio Diocesano e padre Tércio, que nesta época já havia sido promovido a categoria de monsenhor, assumiu algumas disciplinas nos cursos de Filosofia e Teologia. A tudo isso se inclui o cargo de membro do Conselho Estadual de Educação, função que exige dele sucessivas viagens à Natal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADOLESCENTE É BALEADA COM TIRO NA CABEÇA NO MUNICÍPIO DE JUCURUTU (RN) E SEU ESTADO É GRAVISSÍMO

Uma adolescente de 17 anos foi baleada com um tiro na cabeça, no final da tarde desta quinta-feira (02), em Jucurutu. A adolescente, foi socorrida e encaminhada ao Hospital Maternidade Terezinha Lula de Queiroz, no municpio de Jucurutu. Seu estado de saúde é gravissímo. A Polícia Militar prendeu o suspeito pelo crime. Segundo informações da Polícia o homem tentou matar uma outra pessoa, conhecida por "Jó do Ouro" mas os tiros acertaram a adolescente. Adolescente estava no local acompanhada da mãe, quando o homem conhecido como  por "Flavino da Internet", chegou ao local e atirou em direção de "Jó" e acertou na cabeça da jovem.

SEXO, DROGAS E MUITO AMOR. VÍDEO DE SOGRA DE PREFEITO DE CAMPINA GRANDE PROVOCA "FRISSON" NA PARAÍBA

Um vídeo onde a sogra do prefeito de Campina Grande, Soraya Brito, aparece em um motel cheirando cocaína explodiu como uma bomba na Paraíba essa manhã. Soraya Brito é a mãe de Juliana Cunha Lima, casada com o prefeito Bruno Cunha Lima (Solidariedade). Bruno Cunha Lima é sobrinho do ex-governador Cássio Cunha Lima, que foi um dos líderes nacionais do PSDB. O ex-senador vai lançar seu filho, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), como candidato ao governo do Estado. A gravação está sendo muito comentada nas redes sociais, e a hashtag #fofocadecampina é uma das mais citadas na região. Ninguém sabe a autoria do vídeo.

CAICOENSE É ENCONTRADA SEM VIDA DENTRO DE UM CARRO EM NATAL

A caicoense  Milena Azevedo de Sena Alves, 32 anos, foi achada sem vida dentro de um carro próximo à ponte Newton Navarro, em Natal. Corpo foi removido pelo Itep. A família ainda não esclareceu o que pode ter acontecido com Milena, dada como desaparecida pelos familiares horas antes de seu corpo ter sido localizado. Nas redes sociais uma mensagem com despedida a Milena circula desde as primeiras horas desta terça-feira, 02 de janeiro de 2024. Sepultamento será em Natal. MENSAGEM Infelizmente temos uma notícia muito triste para nós Caicoenses. Milena, que estava desaparecida, foi encontrada sem vida dentro de um veículo próximo à ponte Newton Navarro. Os familiares foram reconhecer o corpo no Itep. Ela era filha de Conceição Azevedo e Dircineu Sena. Conceição foi funcionária do Banco do Brasil de Caicó e Dircineu da CAERN.