Pular para o conteúdo principal

CADÊ O OBVIO?


Um projeto de catalogação de dados e análise criminal criado em 2014 por um policial rodoviário federal aposentado e um advogado militante dos Direitos Humanos, mudou radicalmente o patamar da transparência da Segurança Pública no Rio Grande do Norte e escancarou a ineficiência e a falta de gestão do Estado: o Observatório da Violência do RN (OBVIO).

É que até 2011, o Governo do Estado não armazenava os dados básicos de crimes. Dados oficiais divulgados pelo Governo do Estado sobre homicídios tem como única fonte o banco de dados do Itep.

À frente do OBVIO estão o especialista em Segurança Pública e policial Rodoviário Federal aposentado nascido em Belém (PA) Ivênio Hermes,  e o Sociólogo e professor da Universidade Federal do Semiárido (Ufersa), Thadeu Brandão.

As informações analisadas por Ivênio e Brandão são auferidas uma vez por semana por um grupo de auditores formado por advogado, defensor público, promotor, cientista social e estatístico.

O OBVIO funciona como uma Organização não-governamental sem fins lucrativos e conta hoje com 12 profissionais, entre eles oito pesquisadores associados e mais dois voluntários. No entanto, informalmente, há uma rede com dezenas de pessoas, entre operadores da segurança, jornalistas e profissionais de outras áreas, que atua enviando informações sobre mortes violentas.

O OBVIO é a principal fonte de dados da imprensa do Rio Grande do Norte na área de Segurança Pública, mas desde novembro do ano passado que a ferramenta não divulga dados com tanta transparência.

Recentemente, Ivênio Hermes foi nomeado pela governadora Fátima Bezerra (PT) para integrar a cúpula de segurança pública do Estado.

Últimos dados

Entre 1º de janeiro de 2014 até 26 de novembro de 2018 o Obvio contabilizou 9.650 assassinatos no Rio Grande do Norte, uma média assustadora de 1.930 mortes violentas por ano.

Via Bastidores da Política
Com Tales Vale

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADOLESCENTE É BALEADA COM TIRO NA CABEÇA NO MUNICÍPIO DE JUCURUTU (RN) E SEU ESTADO É GRAVISSÍMO

Uma adolescente de 17 anos foi baleada com um tiro na cabeça, no final da tarde desta quinta-feira (02), em Jucurutu. A adolescente, foi socorrida e encaminhada ao Hospital Maternidade Terezinha Lula de Queiroz, no municpio de Jucurutu. Seu estado de saúde é gravissímo. A Polícia Militar prendeu o suspeito pelo crime. Segundo informações da Polícia o homem tentou matar uma outra pessoa, conhecida por "Jó do Ouro" mas os tiros acertaram a adolescente. Adolescente estava no local acompanhada da mãe, quando o homem conhecido como  por "Flavino da Internet", chegou ao local e atirou em direção de "Jó" e acertou na cabeça da jovem.

SEXO, DROGAS E MUITO AMOR. VÍDEO DE SOGRA DE PREFEITO DE CAMPINA GRANDE PROVOCA "FRISSON" NA PARAÍBA

Um vídeo onde a sogra do prefeito de Campina Grande, Soraya Brito, aparece em um motel cheirando cocaína explodiu como uma bomba na Paraíba essa manhã. Soraya Brito é a mãe de Juliana Cunha Lima, casada com o prefeito Bruno Cunha Lima (Solidariedade). Bruno Cunha Lima é sobrinho do ex-governador Cássio Cunha Lima, que foi um dos líderes nacionais do PSDB. O ex-senador vai lançar seu filho, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), como candidato ao governo do Estado. A gravação está sendo muito comentada nas redes sociais, e a hashtag #fofocadecampina é uma das mais citadas na região. Ninguém sabe a autoria do vídeo.

CAICOENSE É ENCONTRADA SEM VIDA DENTRO DE UM CARRO EM NATAL

A caicoense  Milena Azevedo de Sena Alves, 32 anos, foi achada sem vida dentro de um carro próximo à ponte Newton Navarro, em Natal. Corpo foi removido pelo Itep. A família ainda não esclareceu o que pode ter acontecido com Milena, dada como desaparecida pelos familiares horas antes de seu corpo ter sido localizado. Nas redes sociais uma mensagem com despedida a Milena circula desde as primeiras horas desta terça-feira, 02 de janeiro de 2024. Sepultamento será em Natal. MENSAGEM Infelizmente temos uma notícia muito triste para nós Caicoenses. Milena, que estava desaparecida, foi encontrada sem vida dentro de um veículo próximo à ponte Newton Navarro. Os familiares foram reconhecer o corpo no Itep. Ela era filha de Conceição Azevedo e Dircineu Sena. Conceição foi funcionária do Banco do Brasil de Caicó e Dircineu da CAERN.