Pular para o conteúdo principal

GOVERNO MUDA ESTRATÉGIA E JÁ NÃO TEM PRESSA PARA VOTAR DENÚNCIA


De Cristina Lobo

Ao contabilizar a vitória na Comissão de Constituição e Justiça, quando derrotou o relatório do deputado Sérgio Zveiter que defendia a continuidade da denúncia contra o presidente Michel Temer, o governo mudou a estratégia na Câmara: agora, o governo diz não mais ter pressa para votar em plenário o pedido de afastamento de Temer e transferiu para seus opositores a tarefa de garantir quorum para colocar a matéria em votação. Para chegar ao resultado favorável, o governo fez pelo menos 25 substituições na Comissão de Justiça.

"Nós respeitamos a harmonia entre os poderes. Quem fixa data de votação é o Legislativo e o desafio de dar quorum é da oposição", disse um ministro.

Esta nova estratégia combina com a expectativa de que outras denúncias da Procuradoria-Geral da República podem aparecer - além de corrupção passiva, também por lavagem de dinheiro e organização criminosa - já nos primeiros dias de agosto. Temer foi convencido por aliados de que ele teria base suficiente para rejeitar uma primeira denúncia, a que agora está em discussão. Mas poderia perder na segunda ou terceira porque os parlamentares poderiam argumentar que já haviam feito a defesa do governo.

Por isso, há os que defendem que o governo deva aguardar os próximos passos da PGR. Ainda que as investigações indiquem maior envolvimento de pessoas ligadas a Temer, como é o caso de Geddel Vieira Lima que foi  apontado pelo doleiro Lúcio Funaro como beneficiário de malas de dinheiro entregues a ele no Aeroporto de Salvador. A informação de aliados do governo é a de que denúncias envolvendo pessoas próximas a Temer ajudariam a PGR a sustentar denúncia por organização criminosa.

A avaliação do governo é a de que dificilmente haverá quorum na Câmara de 342 presentes numa sessão na próxima segunda-feira. Assim, o assunto fica de fato para agosto, apesar de uma tentativa que Rodrigo Maia poderá fazer na segunda-feira. Até lá, o governo aguarda algumas notícias positivas na economia como, por exemplo, uma lenta recuperação da arrecadação federal que pode indicar também lenta recuperação da economia.


DEDÉ AUTO PEÇAS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADOLESCENTE É BALEADA COM TIRO NA CABEÇA NO MUNICÍPIO DE JUCURUTU (RN) E SEU ESTADO É GRAVISSÍMO

Uma adolescente de 17 anos foi baleada com um tiro na cabeça, no final da tarde desta quinta-feira (02), em Jucurutu. A adolescente, foi socorrida e encaminhada ao Hospital Maternidade Terezinha Lula de Queiroz, no municpio de Jucurutu. Seu estado de saúde é gravissímo. A Polícia Militar prendeu o suspeito pelo crime. Segundo informações da Polícia o homem tentou matar uma outra pessoa, conhecida por "Jó do Ouro" mas os tiros acertaram a adolescente. Adolescente estava no local acompanhada da mãe, quando o homem conhecido como  por "Flavino da Internet", chegou ao local e atirou em direção de "Jó" e acertou na cabeça da jovem.

SEXO, DROGAS E MUITO AMOR. VÍDEO DE SOGRA DE PREFEITO DE CAMPINA GRANDE PROVOCA "FRISSON" NA PARAÍBA

Um vídeo onde a sogra do prefeito de Campina Grande, Soraya Brito, aparece em um motel cheirando cocaína explodiu como uma bomba na Paraíba essa manhã. Soraya Brito é a mãe de Juliana Cunha Lima, casada com o prefeito Bruno Cunha Lima (Solidariedade). Bruno Cunha Lima é sobrinho do ex-governador Cássio Cunha Lima, que foi um dos líderes nacionais do PSDB. O ex-senador vai lançar seu filho, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), como candidato ao governo do Estado. A gravação está sendo muito comentada nas redes sociais, e a hashtag #fofocadecampina é uma das mais citadas na região. Ninguém sabe a autoria do vídeo.

CAICOENSE É ENCONTRADA SEM VIDA DENTRO DE UM CARRO EM NATAL

A caicoense  Milena Azevedo de Sena Alves, 32 anos, foi achada sem vida dentro de um carro próximo à ponte Newton Navarro, em Natal. Corpo foi removido pelo Itep. A família ainda não esclareceu o que pode ter acontecido com Milena, dada como desaparecida pelos familiares horas antes de seu corpo ter sido localizado. Nas redes sociais uma mensagem com despedida a Milena circula desde as primeiras horas desta terça-feira, 02 de janeiro de 2024. Sepultamento será em Natal. MENSAGEM Infelizmente temos uma notícia muito triste para nós Caicoenses. Milena, que estava desaparecida, foi encontrada sem vida dentro de um veículo próximo à ponte Newton Navarro. Os familiares foram reconhecer o corpo no Itep. Ela era filha de Conceição Azevedo e Dircineu Sena. Conceição foi funcionária do Banco do Brasil de Caicó e Dircineu da CAERN.