quinta-feira, 13 de julho de 2017

CONDENAÇÃO DE LULA FOI O GOLPE MAIS DURO SOFRIDO PELO PT, DIZEM ESTUDIOSOS


logo_pt

“Do ponto de vista político, a condenação de Lula é o golpe mais sério sofrido pelo PT ao longo de sua história. A figura do Lula era apresentada pela direção do partido como intocável.” A avaliação é do cientista Francisco Weffort, fundador do PT e secretário-geral do partido entre 1984 e 1988. Ele deixou a sigla e foi ministro da Cultura do tucano Fernando Henrique Cardoso de 1995 a 2002. Hoje, não tem ligações com siglas.
Nesta quarta (12), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi condenado a 9 anos e 6 meses de prisão pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro no caso do tríplex de Guarujá (SP). A sentença do juiz Sergio Moro é a primeira contra o petista no âmbito da Lava Jato. “O espírito do partido que nós pretendíamos criar nos anos 80 é hoje completamente outro”, afirma Weffort.
“O PT precisa fazer uma autocrítica muito severa. Só assim pode haver uma renovação da esquerda brasileira”, complementa. De acordo com Marcus Melo, professor de ciência política da Universidade Federal de Pernambuco, a condenação de Lula representa a culminância de uma linha histórica de desgaste do PT, cujo início foi o escândalo do mensalão, que veio à tona em 2005.
DEDÉ AUTO PEÇAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...