Pular para o conteúdo principal

ARTICULAÇÃO DO GOVERNO DIVIDIU CENTRAIS E ESVAZIOU PROTESTOS NO PAÍS

Folha de S. Paulo 
Uma articulação do governo Temer acirrou as disputas entre as principais centrais sindicais e esvaziou asmanifestações programadas para sexta (30) contra as reformas trabalhista e previdenciária.
Convidada a participar de negociações no Ministério do Trabalho, a Força Sindical convocou um ato separadamente da CUT (Central Única dos Trabalhadores).
Sob o argumento de que o ato organizado pela CUT na avenida Paulista se transformaria num movimento por eleições diretas, o secretário-geral da Força, João Carlos Gonçalves (Juruna), convidou centrais para uma um protesto no centro de São Paulo.
Cerca de 300 pessoas participaram do ato. Presidente da central, o deputado federal Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força, que acaba de indicar o futuro secretário-executivo do Ministério do Trabalho, não foi.
Na chegada ao ato convocado pela CUT e por frentes de esquerda, o presidente da entidade, Vagner Freitas, lamentou a ausência da Força.
"Não foi uma boa. Faz falta. Com uma central importante como a Força, estaríamos mais fortes", afirmou.
As centrais também levaram às ruas suas divergências sobre o texto das reformas.
Em reunião com dirigentes de centrais, o ministro do Trabalho acenou com a edição de medida provisória que contrariará uma decisão do Supremo. Em março, o STF validou uma decisão da Justiça do Trabalho que restringia a cobrança de contribuição assistencial aos trabalhadores filiados aos sindicatos.
Juruna diz que, durante reunião com Paulinho, o ministro propôs que o imposto sindical seja substituído pela contribuição assistencial, cujo valor é fixado em assembleia dos trabalhadores.
Embora concorde com a extinção do imposto sindical, o presidente da CUT duvida da disposição do governo de implementá-la. "A intenção é esvaziar o movimento", diz.
Força e UGT defendem a redução gradual do imposto sindical e a legalização da contribuição assistencial, hoje restrita aos sindicalizados.
O presidente da UGT, Ricardo Patah, minimiza o papel do governo para esvaziamento. Ele justificou a baixa adesão às multas impostas aos sindicatos e à "falta de consciência" dos trabalhadores.
PROTESTO
Ao longo do dia, houve manifestações pontuais nas principais capitais, com bloqueio de vidas e rodovias.
Na capital paulista, o protesto convocado pela CUT e por movimentos sociais acabou em confronto entre black blocs e a PM na região da prefeitura da cidade.
Também houve confronto no Rio entre manifestantes mascarados e a polícia. O protesto se dispersou no entorno da Central do Brasil.
Em Brasília, ao contrário das expectativas, não houve registro de manifestações na área isolada na Esplanada dos Ministérios para o ato. A Secretaria de Segurança do Distrito Federal havia organizado um aparto de segurança, com bloqueios no acesso, para evitar as depredações registradas na última manifestação. Mas, diante da falta de mobilização, as vias foram liberadas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADOLESCENTE É BALEADA COM TIRO NA CABEÇA NO MUNICÍPIO DE JUCURUTU (RN) E SEU ESTADO É GRAVISSÍMO

Uma adolescente de 17 anos foi baleada com um tiro na cabeça, no final da tarde desta quinta-feira (02), em Jucurutu. A adolescente, foi socorrida e encaminhada ao Hospital Maternidade Terezinha Lula de Queiroz, no municpio de Jucurutu. Seu estado de saúde é gravissímo. A Polícia Militar prendeu o suspeito pelo crime. Segundo informações da Polícia o homem tentou matar uma outra pessoa, conhecida por "Jó do Ouro" mas os tiros acertaram a adolescente. Adolescente estava no local acompanhada da mãe, quando o homem conhecido como  por "Flavino da Internet", chegou ao local e atirou em direção de "Jó" e acertou na cabeça da jovem.

SEXO, DROGAS E MUITO AMOR. VÍDEO DE SOGRA DE PREFEITO DE CAMPINA GRANDE PROVOCA "FRISSON" NA PARAÍBA

Um vídeo onde a sogra do prefeito de Campina Grande, Soraya Brito, aparece em um motel cheirando cocaína explodiu como uma bomba na Paraíba essa manhã. Soraya Brito é a mãe de Juliana Cunha Lima, casada com o prefeito Bruno Cunha Lima (Solidariedade). Bruno Cunha Lima é sobrinho do ex-governador Cássio Cunha Lima, que foi um dos líderes nacionais do PSDB. O ex-senador vai lançar seu filho, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), como candidato ao governo do Estado. A gravação está sendo muito comentada nas redes sociais, e a hashtag #fofocadecampina é uma das mais citadas na região. Ninguém sabe a autoria do vídeo.

CAICOENSE É ENCONTRADA SEM VIDA DENTRO DE UM CARRO EM NATAL

A caicoense  Milena Azevedo de Sena Alves, 32 anos, foi achada sem vida dentro de um carro próximo à ponte Newton Navarro, em Natal. Corpo foi removido pelo Itep. A família ainda não esclareceu o que pode ter acontecido com Milena, dada como desaparecida pelos familiares horas antes de seu corpo ter sido localizado. Nas redes sociais uma mensagem com despedida a Milena circula desde as primeiras horas desta terça-feira, 02 de janeiro de 2024. Sepultamento será em Natal. MENSAGEM Infelizmente temos uma notícia muito triste para nós Caicoenses. Milena, que estava desaparecida, foi encontrada sem vida dentro de um veículo próximo à ponte Newton Navarro. Os familiares foram reconhecer o corpo no Itep. Ela era filha de Conceição Azevedo e Dircineu Sena. Conceição foi funcionária do Banco do Brasil de Caicó e Dircineu da CAERN.