Pular para o conteúdo principal

PRODUTORES LUTAM PARA PRESERVAR TRADIÇÕES DOS QUEIJOS ARTESANAIS



Da Agência Sebrae:
Tradição secular, os queijos regionais de coalho e manteiga estão no centro de uma polêmica relacionada ao processo de fabricação, que existe há mais de três séculos no interior norte-rio-grandense, sobretudo na região do Seridó. Tramita na Assembleia Legislativa do Estado um Projeto de Lei que busca preservar a tradição do sertanejo fabricar os queijos de manteiga e de coalho, principalmente, em utensílios como tacho de cobre e com colher de madeira, sem a necessidade de industrializar queijarias artesanais que têm a cara do sertão.
Um movimento encampado por pequenos produtores de leite, com o apoio de entidades governamentais, associações e instituições de apoio, como o Sebrae no Rio Grande do Norte, vem realizando ações para ressaltar o valor cultural, e também o apelo econômico, dessa atividade. Esse é o caso da Mostra de Queijos Artesanais, ocorrida neste final de semana no município de Caicó. O evento foi realizado durante a 44ª Exposição Agropecuária do Seridó, como parte do circuito estadual de exposições do setor, no Parque Monsenhor Walfredo Gurgel. A mostra foi visitada pelo Secretário de Agricultura do RN, Guilherme Saldanha, o Prefeito de Caicó, Batata, e o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Norte (Faern), José Álvares Vieira, entre outras autoridades.
Na visão do também presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-RN, José Vieira, a forma de se fazer o queijo regional faz parte da cultura do Seridó e no momento em que especialistas impõem mudanças, descaracterizam completamente os queijos. “É muito importante preservamos as tradições e fortalecer a produção dos queijos do Seridó, que são conhecidos nacionalmente para que não se percam as características, como o sabor e o aroma. Tudo feito de forma artesanal e com utensílios tradicionais”, defende Vieira, lembrando a importância de se garantir a segurança alimentar, a partir da ordenha higiênica até a limpeza dos utensílios e o acondicionamento do produto em recipientes e ambiente adequados.
Made in Seridó
O produtor rural do Sítio Cachos no município de São João do Sabugi, na região do Seridó, Antônio Pereira da Costa, participou da mostra com o queijo de manteiga que fabrica há 36 anos da forma tradicional em tacho de cobre, mexendo com colher de pau. “O queijo feito na forma tradicional tem qualidade, além de um sabor diferente e maior durabilidade. Do jeito que vem sendo feito hoje, a maioria é feita deixando o soro dentro”, diz Antônio, garantindo que o queijo de manteiga produzido na sua fazenda, já foi maturado e manteve-se conservado até seis meses fora da refrigeração.
Antônio Costa está ciente de que a legislação atual proíbe a forma como o queijo artesanal vem sendo feita nas pequenas queijeiras, mas garante que o processo respeita a tradição e a higiene na fabricação dos produtos. “Por isso, algumas entidades estão lutando junto com os produtores na Assembleia Legislativa para mudar a lei aqui, no estado. Acho que essa lei foi criada lá em Brasília pensando na indústria e nos grandes laticínios do país. A realidade do Nordeste e até do Estado de Minas Gerais é outra. Foi uma legislação feita por pessoas que não conheciam o nosso trabalho”, acredita.
A determinação de pasteurizar o leite para fazer o queijo de manteiga é, segundo o produtor, algo fora de propósito. “Um queijo que passa uma hora ou mais no fogo e vai a 300 graus não pode ficarmal cozido e apresentar algum problema de contaminação. No nosso queijo não se coloca bicarbonato, corante, nem conservantes usados pela indústria, que ainda assim tem o direito de comercializar”, lamenta Antônio. Ele não fornece o leite que produz a nenhum laticínio porque não abre mão de fazer o queijo da mesma forma como aprendeu com o pai Cipriano Costa, de quem herdou parte da propriedade rural.
Numa área de pouco mais de 42 hectares, Antônio Costamantém um rebanho de 100 animais, dos quais 30 vacas produzem cerca de 180 litros de leite por dia, tendo chegado a quase o dobro em períodos chuvosos. No Sítio Cachos o produtor conta com um trabalho de inseminação artificial, através do projeto Leite & Genética do Sebrae, desde 2012 quando foram feitos os primeiros atendimentos aos produtores do Rio Grande do Norte.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADOLESCENTE É BALEADA COM TIRO NA CABEÇA NO MUNICÍPIO DE JUCURUTU (RN) E SEU ESTADO É GRAVISSÍMO

Uma adolescente de 17 anos foi baleada com um tiro na cabeça, no final da tarde desta quinta-feira (02), em Jucurutu. A adolescente, foi socorrida e encaminhada ao Hospital Maternidade Terezinha Lula de Queiroz, no municpio de Jucurutu. Seu estado de saúde é gravissímo. A Polícia Militar prendeu o suspeito pelo crime. Segundo informações da Polícia o homem tentou matar uma outra pessoa, conhecida por "Jó do Ouro" mas os tiros acertaram a adolescente. Adolescente estava no local acompanhada da mãe, quando o homem conhecido como  por "Flavino da Internet", chegou ao local e atirou em direção de "Jó" e acertou na cabeça da jovem.

SEXO, DROGAS E MUITO AMOR. VÍDEO DE SOGRA DE PREFEITO DE CAMPINA GRANDE PROVOCA "FRISSON" NA PARAÍBA

Um vídeo onde a sogra do prefeito de Campina Grande, Soraya Brito, aparece em um motel cheirando cocaína explodiu como uma bomba na Paraíba essa manhã. Soraya Brito é a mãe de Juliana Cunha Lima, casada com o prefeito Bruno Cunha Lima (Solidariedade). Bruno Cunha Lima é sobrinho do ex-governador Cássio Cunha Lima, que foi um dos líderes nacionais do PSDB. O ex-senador vai lançar seu filho, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), como candidato ao governo do Estado. A gravação está sendo muito comentada nas redes sociais, e a hashtag #fofocadecampina é uma das mais citadas na região. Ninguém sabe a autoria do vídeo.

CAICOENSE É ENCONTRADA SEM VIDA DENTRO DE UM CARRO EM NATAL

A caicoense  Milena Azevedo de Sena Alves, 32 anos, foi achada sem vida dentro de um carro próximo à ponte Newton Navarro, em Natal. Corpo foi removido pelo Itep. A família ainda não esclareceu o que pode ter acontecido com Milena, dada como desaparecida pelos familiares horas antes de seu corpo ter sido localizado. Nas redes sociais uma mensagem com despedida a Milena circula desde as primeiras horas desta terça-feira, 02 de janeiro de 2024. Sepultamento será em Natal. MENSAGEM Infelizmente temos uma notícia muito triste para nós Caicoenses. Milena, que estava desaparecida, foi encontrada sem vida dentro de um veículo próximo à ponte Newton Navarro. Os familiares foram reconhecer o corpo no Itep. Ela era filha de Conceição Azevedo e Dircineu Sena. Conceição foi funcionária do Banco do Brasil de Caicó e Dircineu da CAERN.