Pular para o conteúdo principal

REGISTROS DE ASSASSINATOS CAÍRAM 26,4% ENTRE JULHO E AGOSTO DESTE ANO NO RN.


Sesed atribui redução à quantidade de apreensões de armas (Foto: Divulgação/Sesed)

Dados estatísticos oficiais da Secretaria Estadual da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) revelam que nos últimos 45 dias houve redução no número de homicídios registrados oficialmente no Rio Grande do Norte. No comparativo entre os meses de agosto e julho deste ano, houve redução de 26,4% entre eles (163 em julho contra 125 em agosto). E quando comparados os primeiros 15 dias de setembro com o mês anterior, percebe-se uma queda ainda mais acentuada: 41 registros até o momento. Ou seja, mesmo que esse número venha a dobrar, ainda assim tudo indica que teremos um mês menos violento neste aspecto.
A redução no número de mortes está diretamente ligada ao número de armas de fogo retiradas de circulação. De junho a agosto foram apreendidas 159 destas armas (36/jun, 56/jul e 67/ago), somente pela Polícia Militar. E em apenas três dias, a Operação Brasil Integrado, realizada em todo o Estado, conseguiu apreender mais 50 armas.
Novas estratégias
Estas reduções nos homicídios são frutos das novas estratégias traçadas pela Sesed junto aos seus órgãos de segurança. Iniciativas que vão desde a convocação de novos policiais, como ocorreu na Polícia Civil, até mudança nos horários e intensificação no patrulhamento.
A PM reforçou as ruas com policiais do Batalhão de Choque (BPChoque) e das Rondas Ostensivas Com Apoio de Motocicletas (Rocam). Estas tropas de elite têm trabalhado de forma intensa, com resultados merecedores de destaque.
A Polícia Civil também merece destaque com a reestruturação das atribuições da Delegacia de Homicídios de Natal (Dehom), bem como dobrou o efetivo de policiais nesta especializada. Destaque-se ainda o apoio de 12 policiais civis oriundos da Força Nacional de Segurança Pública, que chegaram ao Estado em julho. Estes profissionais estão trabalhando na elucidação de homicídios.
No caso de municípios que ainda apresentam altos índices, o Secretário de Segurança Pública determinou a criação de forças-tarefa para intensificar as investigações.
Prisões
As prisões que são feitas diariamente pelos órgãos de segurança pública também tem um peso importante nesta queda. Durante os três dias em que ocorreu a Operação Brasil Integrado, no começo de setembro, foram presos 143 suspeitos, em flagrante ou por mandado de prisão, além da apreensão das armas de fogo.
“Nossos estudos apontam que quase 86% dos homicídios cometidos no RN são por armas de fogo. No momento em que intensificamos os trabalhos de patrulhamento, aumentando o número de abordagens a pedestres e veículos, conseguimos apreender e retirar este instrumento, que tem sido tão nocivo à nossa sociedade”, afirma o titular da Sesed, General Eliéser Monteiro.
“Apesar da redução dos números, a Secretaria Estadual de Segurança Pública sabe que precisa fazer mais. E estamos fazendo. Aguardamos a conclusão da entrada de 122 novos policiais civis, que foram convocados recentemente e encerraram, assim, a lista dos que aguardavam nomeação do último concurso. Até outubro, receberemos ainda mais viaturas que foram compradas desde maio e estão sendo entregues por lote, por questões de produção da fábrica”, reforçou o titular da Sesed.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADOLESCENTE É BALEADA COM TIRO NA CABEÇA NO MUNICÍPIO DE JUCURUTU (RN) E SEU ESTADO É GRAVISSÍMO

Uma adolescente de 17 anos foi baleada com um tiro na cabeça, no final da tarde desta quinta-feira (02), em Jucurutu. A adolescente, foi socorrida e encaminhada ao Hospital Maternidade Terezinha Lula de Queiroz, no municpio de Jucurutu. Seu estado de saúde é gravissímo. A Polícia Militar prendeu o suspeito pelo crime. Segundo informações da Polícia o homem tentou matar uma outra pessoa, conhecida por "Jó do Ouro" mas os tiros acertaram a adolescente. Adolescente estava no local acompanhada da mãe, quando o homem conhecido como  por "Flavino da Internet", chegou ao local e atirou em direção de "Jó" e acertou na cabeça da jovem.

SEXO, DROGAS E MUITO AMOR. VÍDEO DE SOGRA DE PREFEITO DE CAMPINA GRANDE PROVOCA "FRISSON" NA PARAÍBA

Um vídeo onde a sogra do prefeito de Campina Grande, Soraya Brito, aparece em um motel cheirando cocaína explodiu como uma bomba na Paraíba essa manhã. Soraya Brito é a mãe de Juliana Cunha Lima, casada com o prefeito Bruno Cunha Lima (Solidariedade). Bruno Cunha Lima é sobrinho do ex-governador Cássio Cunha Lima, que foi um dos líderes nacionais do PSDB. O ex-senador vai lançar seu filho, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), como candidato ao governo do Estado. A gravação está sendo muito comentada nas redes sociais, e a hashtag #fofocadecampina é uma das mais citadas na região. Ninguém sabe a autoria do vídeo.

CAICOENSE É ENCONTRADA SEM VIDA DENTRO DE UM CARRO EM NATAL

A caicoense  Milena Azevedo de Sena Alves, 32 anos, foi achada sem vida dentro de um carro próximo à ponte Newton Navarro, em Natal. Corpo foi removido pelo Itep. A família ainda não esclareceu o que pode ter acontecido com Milena, dada como desaparecida pelos familiares horas antes de seu corpo ter sido localizado. Nas redes sociais uma mensagem com despedida a Milena circula desde as primeiras horas desta terça-feira, 02 de janeiro de 2024. Sepultamento será em Natal. MENSAGEM Infelizmente temos uma notícia muito triste para nós Caicoenses. Milena, que estava desaparecida, foi encontrada sem vida dentro de um veículo próximo à ponte Newton Navarro. Os familiares foram reconhecer o corpo no Itep. Ela era filha de Conceição Azevedo e Dircineu Sena. Conceição foi funcionária do Banco do Brasil de Caicó e Dircineu da CAERN.